Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NA ESTRADA...

Hoje é aniversário de São Paulo!!! E estamos aquí trazendo as amostras de argila do barreiro Pataxó para análises físico-químicas. Na vinda, no dia 22 de janeiro de 2011, passamos no Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro Itabunense para participarmos da cerimônia religiosa de “Águas de Oxalá”. Sim, acrescentamos mais seiscentos quilômetros ao nosso percurso indo em direção contrária, mas acreditamos que valeu a pena e que ainda valeria mesmo que tivéssemos que acrescentar mais seiscentos, pois foi uma experiência sem igual. Eu nunca tinha participado de uma cerimônia do Candomblé antes de conhecer o Ilè Asé Oya Funké, mas tenho certeza de que trata-se de um dos terreiros mais lindos em sua manifestação sacro-religiosa. Impossível não se impressionar com a harmonia reinante no ambiente, o olhar profundo e cordial de cada um dos participantes, os aromas que chegam com a brisa, os sabores de suas comidas deliciosas e com a perfeição encantadora de cada pequeno detalhe dos ornamentos dos Orixás. Aprendí pela vida que a sinceridade é traduzida em atos e o terreiro de Mãe Vanda é um bom exemplo disso. Mais uma vez optamos por vivenciar a experiência sublime de reverenciar ao Orixá dos Orixás - Oxalá em suas duas manifestações ( Oxaguiã – Oxalá jovem e Oxalufã – Oxalá velhinho), ao invés de ficarmos preocupados com fotos. As fotos feitas pelo Ponto de Cultura podem ser visualizadas aquí  
Com as bênçãos dos três pilares religiosos da cultura do nosso país damos prosseguimento ao nosso trabalho a partir de amanhã. Axé !!!

Um comentário:

  1. PrezadAs tatiana e Paulo.

    Foi um prazer recebe-los. Nossa Ccomunidade se senti honrada pela visita e agradecida pela carinhosa e bondosa descrição das suas impressões.

    Estejam certos da nossa simpatia e amizade.

    Temos certeza que Olorun nos permitirá ações em parceria e solidariedade, num futuro próximo.

    Ogun ati onãn!

    Ogun lhes dê Caminhos!

    Mãe Vanda e Comunidade do Ilè Ase Oya Funké

    ResponderExcluir