Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UNIR PARA REUNIR E REUNIR PARA UNIR

ABERTURA DOS VI JOGOS INDIGENAS
PDF Imprimir E-mail
O Prefeito Abade e lideranças Pataxó na cerimõnia de abertura

Os jogos indígenas  com modalidades como corrida de toro, arco e flecha, luta corporal, arremesso de tacape, corrida rústica, zarabatana, canoagem, natação, cabo de guerra, futebol e corrida de maracá, foram marcantes também para nosso projeto que se responsabilizou pela confecção das medalhas oferecidas aos participantes.
A festa de abertura começou com os índios e o prefeito Abade acendendo as tochas simbólicas. Segundo os pataxós, esses jogos, patrocinados e organizados pela Prefeitura, através da Superintendência de Assuntos Indígenas, “fortalecem a união do nosso povo e dos visitantes da nossa cidade”. Para eles, “o objetivo não é competir e sim celebrar a união entre os povos - negros, índios e brancos”.
 No centro, os anciãos fizeram orações e o prefeito Abade e o piloto Emerson Fittipaldi foram contemplados com um cocar - símbolo máximo da cultura pataxó e uma medalha de cerâmica confeccionada pelos Pataxó da Aldeia da Jaqueira durante o projeto interações estéticas . 
A partir desse ato, foram designados como embaixadores da cultura pataxó.

Embaixador do povo Pataxó
Emerson Fittipaldi 
exibe na cabeça o cocar  Pataxó
e no peito a medalha confeccionada durante nosso projeto
 
 Crianças e Lideranças Pataxó em oração 

 
alt
lideranças Pataxó na cerimônia do fogo Sagrado

Terra de índio

Ao fazer uso da palavra, em nome das aldeias indígenas presentes, a cacique Iamani disse: “No passado já sofremos muito, mas quanto mais o pataxó sofre na derrota, mais ele cresce. Queremos dizer a esse campeão, que como ele, nós também temos vitórias”.
 
A líder indígena enfatizou ainda que " hoje os pataxós têm um governante que mostrou ao Brasil que Porto Seguro tem índio. E que o Senhor continue com esse espírito pataxó e esse espírito guerreiro”.

Fittipaldi falou da sua honra muito grande em participar da festa de abertura dos Jogos Indígenas: “É um momento de muita felicidade estar aqui, com minha mulher, meus filhos e meus netos. É um povo forte, que resiste, um povo vencedor. Agora, além de bicampeão, sou também um embaixador da nossa etnia”, completou.


Coração pataxó

O prefeito Abade observou que a marca do seu governo tem como símbolo um índio pataxó, “para mostrar ao mundo que nós nos orgulhamos do povo pataxó”. Abade destacou ainda que em sua gestão foi criado o primeiro curso superior para formação indígena e lembrou que em todas as viagens de promoção de Porto Seguro como destino turístico, a Prefeitura faz questão de levar representantes das aldeias indígenas, para mostrar ao Brasil a sua arte e a sua cultura. “Dentro do meu peito bate um coração pataxó, porque há muito tempo eu aprendi a amar esse povo”, disse o prefeito.

Proxima parada : Milão 

O Projeto de cerâmica desenvolvido na Aldeia da Jaqueira recebeu um convite oficial do IBRIT - instituto Brasil Itália, para apresentar a partir do dia 15 de julho deste ano , uma exposição da Nova Cerâmica Pataxó ao publico Europeu na cidade de Milão na Itália.
Um convite que vem coroar o projeto e que agora só depende do esforço da Prefeitura e das autoridades locais para se tornar uma realidade internacional.
Estamos nos empenhando para conquistar mais esta importante vitória para o povo Pataxó.



AWERY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário